Reabertura do turismo: Sebrae Minas cria projetos para auxiliar os pequenos negócios a enfrentarem os desafios. Conheça mais sobre o ‘Capacita Turismo’ e o ‘Prepara Gastronomia’

Com 136 anos de história, o Hotel Caxambu, que leva o nome da cidade, é um dos mais antigos do país. Agora, ele corre contra o tempo para recuperar os cinco meses em que ficou com as portas fechadas, durante a quarentena obrigatória, provocada pela pandemia da covid-19.

O gerente, Luiz Carlos Lima, que trabalha há trinta anos no hotel, diz que pelo que conhece da história do local, nunca houve nada parecido. “Ao longo de mais de um século de existência, essa foi a primeira vez em que precisamos interromper as atividades, por tanto tempo”.

O fechamento ocorreu no dia 21 de março, e a reabertura no dia 20 de agosto. “Foi uma experiência muito difícil, deu até agonia. No início, eu não esperava que fosse demorar tanto tempo para retornar,” revela o gerente. Com o prolongamento da pandemia, a empresa precisou tomar providências para reduzir custos. Algumas das medidas adotadas foi enxugar a folha de pagamento, que reduziu o quadro de 35 para 20 funcionários, além de medidas para economia de energia e telefone.

Capacita Turismo
Diante desse cenário complicado, a direção do Hotel Caxambu decidiu buscar capacitação para se preparar para o momento da reabertura.

Por isso, parte da equipe, o diretor, Amaro Gadbem; o gerente geral, Luiz Carlos Lima; a governanta, Adenilda Lima e a gerente de alimentos e bebidas, Tânia Andrade se cadastraram para participar do programa “Capacita Turismo”, uma iniciativa do Sebrae Minas em parceria com a Secretaria de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult) e a Federação dos Circuitos Turísticos de Minas Gerais (Fecitur).

“O Capacita Turismo foi um ponto de partida. Estávamos perdidos sobre o quê iria acontecer. Mas, o programa trouxe conteúdos de forma bem didática e, assim, foi fácil entender e colocar em prática,” ressalta Lima.

Objetivo:
O objetivo do projeto é oferecer orientações e sugerir ações que poderão ajudar os pequenos negócios do setor do turismo a reagir aos impactos provocados pelo fechamento provisório das empresas e o isolamento social.

De acordo com a analista do Sebrae Minas Amanda Cezário, a intenção também é estimular empresários, neste momento de baixa, para repensar o negócio ‘da porta pra dentro’. “O empreendedor precisa repensar estratégicas e posicionamentos e oferecer treinamentos para a equipe, afinal, não adianta o turista retornar e encontrar o mesmo de antes”, comenta.

Pra quem é?
O Capacita Turismo é direcionado para toda a cadeia do turismo: hotéis, pousadas, agências de turismo, produtores culturais, guias, transportadores e órgãos públicos.

Como participar?
Para adquirir o material do Capacita Turismo, gratuitamente, os interessados deverão acessar o site http://oferta.sebraemg.com.br/capacita-turismo , se cadastrarem e passará a receber materiais diversificados (e-books, infográficos, artigo, vídeo e ferramentas) sobre o assunto.

Quais os benefícios?
Todos os envolvidos do setor de turismo estarão preparados para atender melhor o turista.
Se inscreva: oferta.sebraemg.com.br/capacita-turismo

Prepara Gastronomia

Com proposta semelhante, o projeto “Prepara Gastronomia”, do Sebrae Minas e da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), tem o objetivo de capacitar empreendedores, profissionais e pequenos empresários do ramo de alimentação fora do lar – bares e restaurantes – com conhecimento e as melhores estratégias para a manutenção do negócio, em época de crise.

Devido ao período em que estiveram fechados e o retorno com novas exigências de funcionamento, alguns desses negócios enfrentam dificuldades para se adaptarem. Por isso, o objetivo é orientar as empresas neste momento de incerteza.
Se inscreva: oferta.sebraemg.com.br/prepara-gastronomia

(35) 3332-4998 www.sebrae.com.br/minasgerais
Regional Sul do Sebrae Minas Microrregião Mantiqueira