Saber viver: Uma coragem para ser

Happy family: mother, father, children son and daughter on nature on sunset

“O correr da vida embrulha tudo. A vida é assim: esquenta e esfria, aperta e daí afrouxa, sossega e depois desinquieta. O que ela quer da gente é coragem…” Essas palavras de Guimarães Rosa traduzem a essência de nossa Jornada Existencial.

Existimos porque nossos pais se encontraram e recebemos deles a vida. Cada parte do nosso corpo vibra emocionante, energeticamente e biologicamente nossa mãe e nosso pai. Portanto, somos a essência sistêmica deles. E herdamos muito além do padrão genético… Herdamos a essência de vida, as histórias, as vitórias, crenças e também as disfunções…
Por exemplo, você já ouviu alguém dizer que “você tem o temperamento ou o talento da sua mãe”? Ou que tem um “trejeito do seu pai”? A maioria de nós tem comportamentos dos nossos ancestrais e, às vezes, nem percebemos como apenas repetimos esses padrões e como isso pode gerar transtornos em nossas vidas.

Quem pesquisou muito sobre essa repetição comportamental foi o psicoterapeuta, filósofo, teólogo alemão Bert Hellinger, o que resultou no método da Constelação Familiar.

Após anos de pesquisa e estudando um campo chamado morfogenético, Hellinger chegou à conclusão que todo indivíduo pertence a um sistema e que sim, estamos conectados energeticamente aos nossos antepassados por meio de uma energia coletiva.

Através da Constelação Familiar é possível ter clareza sobre o que aconteceu, fazer um mergulho profundo nas raízes emocionais dos nossos ancestrais, conseguindo compreender o passado e trabalhar para ressignificá-lo.

Assim, entendendo as causas, podemos transformar situações negativas em positivas e resgatar a harmonia e o equilíbrio, construindo um futuro melhor para todos, uma nova realidade no nosso caminho.

Nessa jornada, muitas vezes somos convidados a sair do senso comum, daquele lugar em que todos nos encontramos e, por isso, somos pessoalmente desafiados. “O correr da vida embrulha tudo” e, assim, nos deparamos com os desafios.

Quando esses momentos se aproximam da nossa existência geralmente buscamos responsabilizar algo externo, razão pela qual nos sentimos muitas vezes vítimas. Dessa forma, procuramos consolo pela vida difícil que estamos vivenciando. Contudo, é necessário aprender.

Aprender a concordar com a vida e perceber que tudo o que nos acontece traz força e transformação. Não há vítimas e entendemos que apenas nos desenvolvemos quando temos coragem de dizer sim aos desafios da jornada. Qual é a sua jornada? Onde começa o seu desafio? E onde encontramos coragem para enfrentar tudo isso?

No mesmo lugar em que encontramos o desafio, ali está também a coragem. Quando eu o aceito, um universo de possibilidades se abre. A partir daí só basta uma ação. Coragem é a ação do coração, é estar conectado com nossa essência e, principalmente, com nossa missão na vida. E, dentro do nosso propósito de vida, podemos SER felizes!

Rossiany Cruz
Consteladora Familiar
Telefone (35) 9.9150-8981
consteladorarossianycruz@gmail.com