Mais do que uma palavra da moda, sustentabilidade é a forma correta de atuação de pessoas e empresas diante da necessidade de preservação do planeta, tão castigado pela má conduta da humanidade ao longo dos tempos.

Ser sustentável é cuidar do meio ambiente, da natureza, dos animais e dos seres humanos, garantindo a vida das futuras gerações. “Transportada para o mundo dos negócios, a sustentabilidade é igualmente importante. Bem aplicada e conduzida, a ferramenta pode propiciar mais lucro e melhor visibilidade às empresas”, ressalta a analista da Unidade de Inovação e Sustentabilidade do Sebrae Minas, Júlia Padovezi.

Empresa sustentável é aquela que usa os recursos de forma eficiente, minimiza e elimina os desperdícios, e se relaciona de forma equilibrada com colaboradores, fornecedores e clientes. Isso a torna ambientalmente correta e socialmente justa, mas, sobretudo, economicamente viável. “Vale ainda lembrar que, numa empresa com esse padrão de conduta, todos ganham”, diz a analista.

No diagrama de uma empresa sustentável é fácil perceber fatores como: fluxo de caixa organizado, salários justos, interação com a comunidade, compra de matéria-prima com boa procedência e menor geração de resíduos sólidos.

O passo a passo para alcançar os níveis ideais de sustentabilidade deve levar em conta alguns procedimentos básicos, começando por uma abordagem junto aos clientes. “É bom conversar com eles, conhecer suas necessidades e anseios, pedir sugestões”, ensina Júlia. Outros fatores que devem ser considerados:

– Conhecer a concorrência – que benefícios propor-cionam, como agem em relação ao meio ambiente;
– Buscar a diferenciação no mercado – todo cliente busca novidade;
– Revisar a produção – usar menos material, saber onde reduzir perdas, trocar equipamentos obsoletos;
– Ter objetivos claros.

Implantados os parâmetros ideais de sustentabilidade, os benefícios atingem todos os agentes da empresa e do seu entorno. “Às empresas cabe, para além da produção e do lucro, uma grande participação no desenvolvimento econômico do meio onde se situam. Assim, elas podem colabo-rar para a qualidade de vida e o bem-estar de sua vizinhança”, arremata a analista do Sebrae Minas.

Razões para ser sustentável

– A comunidade se desenvolve, há mais oportunidades de emprego e investimentos locais;
– O proprietário conta com parceiros e colaboradores mais comprometidos, lucra e permanece competitivo ao longo do tempo;
– O planeta é preservado e os recursos naturais são disponibilizados com qualidade para todos;
– As futuras gerações encontram um ambiente equilibrado, desfrutando de qualidade de vida.

sebrae-ass