Na hora de começar a construir surgem muitas dúvidas sobre qual material deve ser usado para o acabamento de portas e janelas. Pensando em todos esses detalhes, optar por esquadrias de alumínio é uma ótima escolha

O alumínio tornou se um dos materiais mais utilizados na construção de portas e janelas para residências no Brasil. Nas lojas de materiais de construção é fácil encontrarmos inúmeros modelos com preços variados e para atender públicos bem diferentes. Hoje, o ferro tradicional está sendo substituído pelo uso do alumínio e esse material é cada vez mais comum na construção civil.

VANTAGENS: Portas e janelas de alumínio podem ter inúmeras vantagens em relação a outros tipos de materiais tradicionalmente usados como ferro e madeira, por exemplo. Dentre essas vantagens podemos destacar algumas que são visíveis na maioria dos casos.

DURABILIDADE: A durabilidade é um fator muito importante, pois a usar um produto que tenha uma durabilidade longa você prolonga o tempo de vida útil daquele imóvel e o alumínio se encaixa perfeitamente nessa questão, uma vez que ele não enferruja e não irá deteriorar tão facilmente.

LEVEZA: Outra característica importante do alumínio é que ele é um material relativamente leve e portanto não sobrecarrega as estruturas de uma casa. Essa característica é bastante importante, pois tende a produzir um resultado de carga mais leve.

BELEZA: Portas e janelas de alumínio, especialmente o branco, tendem a produzir um resultado estético muito mais agradável e portanto é mais facilmente usado para combinar com outros elementos da casa e, portanto, no sentido de estética e beleza são peças que se encaixam perfeitamente dentro de uma boa arquitetura.

INVESTIMENTO: O custo de portas e janelas de alumínio pode ser mais elevado do que para muitos modelos de ferro ou até de madeira, mas com uma boa pesquisa você poderá encontrar preços bastante atraentes e, portanto, os preços desses materiais são bastante compatíveis e, se considerarmos a sua durabilidade e outras características, é possível afirmar que vale a pena você comprar portas e janelas de alumínio.

 

DICAS IMPORTANTES

Para aumentar ainda mais a durabilidade das suas futuras esquadrias de alumínio, mantê-las sempre conservadas é de suma importância. Lubrificar, pintar e limpar esses utensílios é essencial, veja como proceder:

LUBRIFICAÇÃO: Na hora da lubrificação, não utilize graxa ou óleo nas roldanas e articulações. Isso porque a ação desses produtos pode causar manchas nas portas e janelas de alumínio devido aos seus ácidos e aditivos não adequados aos materiais de fabricação.

PINTURA: A hora da pintura é sempre a mais divertida, não é? Mas para a proteção das suas esquadrias de alumínio, use fitas adesivas de PVC e evite as “fitas crepe” porque elas podem manchar o produto caso fiquem muito tempo coladas.

Após o término, remova a PVC e se houver algum contato da tinta com as portas e/ou janelas de alumínio limpe enquanto ainda estiver fresca. Use um pano seco e depois outro umedecido com água e detergente neutro.

LIMPEZA: O preço para manter suas esquadrias de alumínio sempre novas e brilhantes é o da limpeza anual em zonas urbanas e rurais, e trimestral em zonas industriais ou marítimas. Em ambos os casos, feita com água e detergente neutro numa esponja ou pano macio. Utilize também um pincel de cerdas macias para limpar áreas mais difíceis.

Nunca use detergentes saponáceos, esponjas de aço, produtos ácidos, alcalinos ou derivados de petróleo (removedor, vaselina etc), materiais abrasivos e objetos cortantes! Todos eles podem causar diversos tipos de danos.

clube-da-casa