Você sabia que existem várias especialidades na Medicina Veterinária e uma delas é a dermatologia?

O bem-estar animal caminha de mãos dadas com o avanço da ciência e, a cada dia, a importância de aprofundar os estudos em áreas específicas de atuação da Medicina Veterinária vem crescendo. E o maior órgão do corpo merece atenção, especialmente porque pode ser porta de entrada para outras doenças mais graves.

A pele é o maior órgão do organismo e trabalha junto com vários outros órgãos internos, funcionando como uma barreira entre o animal e o ambiente, agindo como um espelho, que reflete o meio interno e ao mesmo tempo o meio externo ao qual está exposto.

Responsáveis por 40% das doenças observadas em animais de companhia, as dermatopias podem ter as mais diversas origens, como pulgas, sarnas, carrapatos e outros parasitas, além de questões psicossomáticas e hormonais.

A dermatologia também é a área responsável pelo tratamento das otites, já que a pele que recobre a parte interna do ouvido é parecida com a do resto do corpo. Na verdade, a otite nesses animais faz parte de um conjunto de sinais e sintomas que podem ter diversas causas, em que a pele quase sempre está envolvida.

Se o animal apresenta coceiras intensivas, lambeduras constantes, queda de pelo, feridas, mudança da coloração da pele e /ou do pelo; significa que a saúde da sua pele está alterada e este animal necessita de uma avaliação dermatológica.

É importante salientar que diversas doenças de pele são crônicas ou mesmo incuráveis. Ou seja, precisam ser controladas e acompanhadas, muitas vezes, pela vida toda. Isso exige, portanto, o comprometimento do Tutor com o tratamento e o contínuo auxílio do Dermatologista Veterinário.

Os principais tratamentos dermatológicos para animais são: tópicos (cremes, pomadas, xampus e sprays), sistêmicos (via oral ou injetáveis), de controle de ectoparasitas (pulgas, piolhos, carrapatos etc) e de orientação alimentar.

O Centro Veterinário Doutor Valente conta com um serviço de Dermatologia Veterinária especializado que oferece consultas dermatológicas, exames complementares realizados em consulta e possui toda a infraestrutura para realização de criocirurgia, biópsia de pele e tratamentos com os protocolos mais atualizados disponíveis no mercado.

 

veterinaria-ass

 

planeta-animal