Por: João Carvalho

O cenário gastronômico de São Lourenço vive grande fase e parte disso se deve à uma parceria entre empreendedores que está pautada na lealdade.

São Lourenço sempre foi vista como uma cidade onde a boa cozinha mineira reinava absoluta e era um dos grandes atrativos para os turistas, assim como para os habitantes locais. De uns anos para cá, isso vem mudando a partir da abertura de novos restaurantes, bares e afins.

O movimento de renovação desse ambiente gastronômico ganhou forte impulso recentemente, a partir do sucesso obtido por três empreendedores, Leonardo Couto (Circuito das Cervejas), Carlos Eduardo, o Kadu (Empório Gastronômico) e Antônio Augusto (Vintage Burgueria & Steakhouse), que se uniram pelo ideal de promover experiências e sensações ao público a partir do uso de ingredientes selecionados e da oferta criativa de produtos, serviços e sabores em seus cardápios.

 

CONCORRÊNCIA? NADA DISSO: PARCERIA!

Muito embora os estabelecimentos possam, num primeiro olhar, disputar o mesmo perfil de público, os empresários não se veem como concorrentes, mas como parceiros com o objetivo em comum de renovar o leque de opções disponíveis para o lazer na cidade e de reposicionar o nome de São Lourenço como um polo gastronômico de expressão nacional apto a receber um público cada vez mais exigente e em busca das melhores e mais exclusivas experiências gastronômicas e turísticas, à semelhança do que ocorre em cidades como Tiradentes (MG), Campos do Jordão (SP) e Paraty (RJ).

Leonardo Couto é quem explica as intenções do trio: “gradativamente, estamos trabalhando para que a cidade se torne uma referência em âmbito nacional, não só pelas já conhecidas águas e seus outros atrativos… nossa meta é fazer com que tanto os turistas quanto a população local vejam a cidade como um efetivo polo gastronômico num futuro próximo”. E para atingirem tal objetivo, os três afirmam categoricamente que o caminho passa necessariamente pela união. Parceria que começa com eles e espera que se torne algo comum a todos os empresários do ramo hoteleiro e gastronômico da cidade, pois assim os ganhos comuns tendem a serem ainda mais compensadores.

Nesse sentido, a lógica é a seguinte: todas as empresas, assim como todos os indivíduos que as compõem, têm pontos fortes e pontos fracos. Como as fraquezas de cada empresa são diferentes entre si, da mesma forma que as principais qualidades delas também se diferem, há uma interessante equação se formando – as empresas ajudam umas às outras na resolução de seus problemas, na neutralização de suas fraquezas e na potencialização dos pontos fortes que possuem.

Embora essa visão de que concorrentes podem ser aliados seja um paradigma a ser quebrado entre os empreendedores locais, os três afirmam que ganharam muito depois que passaram a agir desta forma, pois a troca intensa de conhecimentos e experiências, as indicações de fornecedores e a facilitação na logística de compras são fatores determinantes para o sucesso de seus negócios, que passaram a contar com maior oferta de produtos, regularidade no recebimento de fornecedores, possiblidade de acrescentarem novidades a seus cardápios de forma constante, o que faz com que as casas sejam sempre bem vistas pelos seus clientes, que nunca deixam de frequentá-las, ávidos por suas novidades ou promoções.

 

DIVERSIDADE X EXCLUSIVIDADE

O sonho de muitos empresários é atuar num mercado onde eles são os únicos a fornecer determinado tipo de produto ou serviço ao público.
Acontece que quando há apenas uma opção disponível ou quando todos os estabelecimentos oferecem os mesmos produtos ou opções muito semelhantes, os clientes acabam se cansando rapidamente daquilo que é oferecido e deixam de frequentar os estabelecimentos, mais por falta de opção do que por qualquer outro motivo.
Em uma região turística isso se agrava, pois o visitante acaba indo embora mais cedo, ou mesmo não voltando, pelo simples fato de em pouco tempo esgotar todas as possibilidades de experiência local.

Atentos aos seus próprios objetivos e ao conceito de parceria que buscaram em seus negócios, Leo, Kadu e Gu entendem que oferecer várias opções e inovar sempre seus negócios proporciona a fidelização de vários clientes, algumas vezes, inclusive os mesmos, visto que veem nas casas as opções com o nível de produtos e atendimento que procuram.

São Lourenço com isso ganha, e muito. A parceria eleva o nível dos empreendimentos e reescreve a história da gastronomia local com pratos diferenciados, altíssima qualidade, cardápio variado e requintado, de sanduíches a carnes nobres, passando por risotos e uma gastronomia oriental bem especial. Além disso, as casas proporcionam informação, cultura e diversidade.

E é nítido que Circuito das Cervejas, o Empório Gastronômico e o Empório Yatta, assim como a Vintage Burgueria & SteackHouse, trouxeram incontáveis benefícios para o cenário gastronômico regional e injetaram novo ânimo na vida noturna da cidade, mas para os planos do trio de empreendedores, isso ainda é pouco perto do que eles veem como possiblidades para seus negócios e para a cidade como um todo.

Fechando a conta, quem agradece mesmo são os clientes, locais ou turistas, que encontram na cidade o prazer da boa comida, a experiência de degustar novidades e ser bem atendido.

Conheça um pouco mais sobre cada negócio

CIRCUITO DAS CERVEJAS

Com centenas de rótulos expostos, a Circuito das Cervejas pode vangloriar-se de ter cativado um público literalmente sedento por bebidas de qualidade. A casa é liderada pelo simpático Leonardo Couto, que acompanha a tendência do mercado nacional e prima por informação sobre os diferenciais de qualidade e de sabores que as bebidas artesanais têm em comparação com as industriais.

A Circuito inova não só por apresentar o vasto universo das cervejas artesanais mas também serve hoje 15 tipos de chops no interior da loja e em seu Beer Truck – que faz presença em eventos locais e regionais. Com um cardápio internacional, serve risotos, culinária alemã, massas, peixes e carnes vermelhas. O grande diferencial, sem dúvida, está no atendimento, a equipe é treinada para proporcionar uma experiência única de harmonização entre os pratos e a carta de cervejas.

VINTAGE BURGUERIA E STEAK HOUSE

Entre as tendências gastronômicas mais recentes, e que ganhou força em todo o país, está a dos hambúrgueres artesanais. Em São Lourenço a moda chegou e criou raízes com a abertura da Vintage Burgueria.

Ali, os hambúrgueres são produzidos utilizando carnes de primeira qualidade nas mãos de um experiente chef com vivência no ramo em outros países.

A decoração é um charme, inspirada nas lanchonetes dos anos 50, remete ao melhor do cinema hollywoodiano e à época de ouro do Rock’n’Roll.

A novidade do cardápio são os steaks de carnes de alta qualidade como ancho angus, bisteca de ancho e filét mignon servidos com diversos acompanhamentos, o hamburguer aberto – perfeito para uma refeição e a queridinha entre as novidades: a Costelinha de Porco ao molho Barbecue. Para finalizar, sobremesas que nos remetem à infância como os clássicos e deliciosos sundae e milk shake.

EMPÓRIO GASTRONÔMICO E EMPÓRIO YATTÁ

O Empório Gastronômico é apontado como um estabelecimento que marca época em São Lourenço por oferecer um leque amplo de produtos da mais alta qualidade, que vão das carnes nobres em seus mais variados cortes a temperos, a uma delicatesse com elevado padrão de qualidade.

Neste ano, a aposta da casa foi em firmar parceria com o Sushi Chef Ezequiel, com mais de 15 anos de experiência comandando restaurantes de culinária oriental, a casa disponibilizou o segundo piso para o Empório Yattá, especializado em servir o melhor da gastronomia oriental.

No cardápio o diferencial são os pratos quentes e outras delícias nipônicas preparadas pelas talentosas mãos de Ezequiel, sempre de frente para o público que prestigia o seu trabalho.

O chef também prepara pratos tradicionais como Lámen – um macarrão oriental servido com um caldo bem quente e de sabor bastante rico, perfeito para deixar suas noites frias repletas de sabor.

A casa oferece ainda menu degustação, oportunidade ímpar em que os clientes podem ter a chance de saborear todas as opções disponíveis no dia, incluindo aí criações exclusivas de Ezequiel, feitas especialmente para cada visitante e levando em consideração suas preferências e os produtos mais frescos e saborosos do dia.